By 17 de setembro de 2020

Por mais que não envolva muitas etapas e seja simples, muita gente ainda erra na preparação do café. Não é uma tarefa muito difícil aprender a fazer o café da forma correta, basta se atentar a todas as etapas e os detalhes de cada uma delas. A seguir daremos dicas de como deixar seu café ainda mais saboroso e memorável.

  • Água

Por mais que pareça óbvio que a água é um dos componentes principais na hora do preparo do café, grande parte da população insiste em utilizar a água da torneira acreditando que, ao ferve-la, todas as impurezas nela presente automaticamente desaparecerão. Contudo, não é bem assim que funciona, portanto é necessário que a água usada seja filtrada ou mineral.

  • Temperatura da água

Muitas pessoas aprenderam a colocar a água pra ferver e deixa-la no fogo até que comece a borbulhar e, consequentemente, entre em estado de ebulição e evapore. É importante dizer que essa não é a forma correta de realizar essa etapa do preparo do café. O correto é deixar a água ferver, em seguida desligar o fogo e aguardar por aproximadamente um minute para que ela resfrie um pouco e então esteja pronta para coar o pó. Dessa forma, o sabor da sua bebida não será afetado.

  • Mexer o café

Um erro muito comum é o de após colocar a água no coador, começar a mexer com uma colher o pó do café a fim de que o líquido passe mais facilmente. Não faça isso, pois dessa forma você estará apenas colaborando para que o aroma e sabor do seu café sejam alterados, além de poder rasgar o seu filtro caso ele seja de papel.

  • Proporção pó/água

Esse é um tópico muito particular, principalmente para aqueles que preferem um café mais forte. Contudo, a média ideal é de que sejam colocadas de 5 a 6 colheres de sopa de pó de café para cada litro de água utilizado.